RESIDÊNCIA 2018

O Processo Seletivo para ingresso nos Programas de Residência em Área Profissional de Saúde da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia é realizado sob a responsabilidade dos Programas de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da UFBA. A Residência em Área Profissional de Saúde, instituída pela Lei nº 11.129/2005, constitui-se em ensino de pós-graduação Lato sensu, caracterizado por treinamento em serviço e destinado às profissões que se integram à área de saúde, excetuada a médica.

A proposta da Residência em Saúde, por área profissional e multiprofissional, apresenta uma perspectiva teórico-pedagógica convergente com os princípios e diretrizes do SUS, promovendo não só o contato entre os mundos do trabalho e da formação, mas possibilitando um processo de educação permanente em saúde que afirme o estudante no seu universo de trabalho e na sociedade onde vive.

A Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde é regulamentada por portarias interministeriais (Ministério da Saúde e Ministério da Educação) e resoluções da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS); além das normas dos Cursos de Pós Graduação e da COREMU-UFBA.

Os Programas de Residência em Área Profissional de Saúde da Faculdade de Odontologia da UFBA oferecerão, em 2016, um total de duas (2) vagas. Os eixos temáticos contemplarão atividades teóricas e práticas que serão desenvolvidas de acordo com o Projeto Pedagógico do Programa.

O programa terá duração de três anos (36 meses). Ressalta-se que o programa será desenvolvido em regime de dedicação exclusiva, com carga horária semanal de 60 (sessenta) horas, devendo o candidato ter disponibilidade para participar de atividades todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados.